quinta-feira, 1 de março de 2012

A História de Jonas - Verdade ou Mito?

Engolido por uma Baleia: o Jonas do Século 19

No final do século XIX, um relato surpreendente trás a tona uma possível verdade de um dos mais importantes relatos bíblicos.



Em 1891, James Bartley estava a bordo do baleeiro Star of the East em uma expedição às Ilhas Malvinas (em inglês, Falkland Islands), no Atlântico Sul.  Um vigia avistou uma imensa baleia cachalote quase novecentos metros do bombordo. E uma corrida mortal se iniciou entre o Star of the East e o gigantesco mamífero.

O jovem Bartley estava no primeiro escaler a se aproximar da presa. Eles se aproximaram por trás; e, ao ser lançado, o arpão atingiu profundamente as partes vitais do cachalote. Enquanto a baleia lutava para se libertar do arpão, Bartley e os outros remavam freneticamente para sair do alcance da barbatana caudal. A baleia soltou um jato de água antes de dar um mergulho.

Os remadores se prepararam para pular do barco e se salvarem. Sem aviso, o escaler foi lançado para cima. A baleia se debatia violentamente, mordendo os homens e os destroços, gerando uma espuma sangrenta.

Outro escaler pegou os sobreviventes, mas dois homens estavam faltando, entre eles o jovem James Bartley.
Já morta, a baleia flutuava alguns metros da embarcação. A tripulação amarrou o animal e um gancho a levou para próximo do navio. O clima quente permitiu que a baleia fosse cortada de uma só vez. Impossibilitados de levá-la para dentro da embarcação, os homens retiraram o revestimento de gordura do imenso mamífero.

Mais tarde, os cansados marinheiros removeram o estômago e lentamente o puseram dentro no convés. Eles se assustaram com um movimento no interior do saco. Alguma coisa viva e que respirava estava em seu interior. O capitão chamou o médico do navio, que fez uma incisão na carne áspera. E o marinheiro desaparecido James Bartley deslizou para fora do estômago da baleia. Ele estava vivo, mas inconsciente.
James foi banhado com água do mar para que recobrasse sua consciência. Ele balbuciava incoerentemente. 

Confinado em uma cabine por semanas e preso para que não se machucasse enquanto se debatia severamente, James foi, aos poucos, retomando os sentidos. Em um mês, ele estava apto para relatar o que havia acontecido em sua terrível experiência.

“Quando eu fui lançado para fora do barco, eu vi uma imensa boca aberta diante de mim. Eu gritei e me engasguei. Eu sentia fortes dores enquanto eu escorregava entre os dentes e para um tubo viscoso que me levou para dentro do estômago da baleia. Eu podia respirar, mas o odor quente e fétido me deixou inconsciente. E a última coisa que me lembro é que eu chutava o mais forte que podia nas paredes do estômago, até que fiquei inconsciente e só acordei agora, quase um mês depois.”


Por causa das 15 horas que ficou dentro do estômago do mamífero, Bartley perdeu todos os pelos do corpo e ficou cego para o resto da vida.  Sua pele ficou pálida, dando-lhe a aparência de que não tinha sangue, apesar de estar saudável.

James nunca mais fez uma viagem marítima e se estabeleceu como sapateiro na sua cidade natal de Gloucester, Inglaterra. Ele morreu 18 anos depois de sua aventura memorável. Em sua lápide há um pequeno relato de sua experiência no mar e uma nota final que diz:
“James Bartley – 1870-1909 – Um Jonas Moderno.”

Um homem sobreviveu 15 horas dentro de uma baleia. Jonas, um dos mais famosos personagens bíblicos, permaneceu vivo dentro de uma durante 3 dias e 3 noites. Não podemos afirmar nem tão pouco negar que essa narrativa seja verídica, mas sabemos que um homem na era moderna repetiu um dos feitos mais difíceis descritos na Bíblia. Então, uma pergunta fica no ar: se um homem pôde ficar 15 horas vivo dentro de uma baleia, será que Jonas poderia ter sobrevivido durante 3 dias?

Obs.: o relato é baseado em uma narrativa real do próprio James Bartley, tendo sido, portanto, readaptado.

Fontes:
http://www.ycaol.com/swallowed.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/James_Bartle

96 comentários:

  1. como tem coragem de levantar dúvidas referente ao relato Bíblico a respeito de Jonas? e outra... na Bíblia não diz que foi uma baleia que engoliu Jonas e sim um "grande peixe"... portanto a historia pode ser bem diferente da de Jonas com Jame...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tivesse lido o post por inteiro, teria visto que não pus em dúvida a narrativa bíblica; muito pelo contrário, eu apenas usei um argumento a favor da mesma. Então, da próxima vez, leia duas vezes...

      Excluir
    2. Voce colaca duvida sobre os relatos biblico, e aceita a historia de um homem simples como essa, sua pergunta final deixa duvida sobre Jonas, mas não sobre James, talves um cego lunatico..

      Excluir
    3. é que a bíblia só tem mentira e controversia...é tão sagrada que só tem escrito bíblia uma vez no livro; na capa...

      Excluir
    4. Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da BALEIA assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12:40

      Excluir
    5. acho que ele pode postar o que quiser, ele tem a opinião dele, você tendo a sua fé está perfeito. Achei super interessante a história!!

      Que Deus abençõe todos

      Excluir
    6. acho que ele pode postar o que quiser, ele tem a opinião dele, você tendo a sua fé está perfeito. Achei super interessante a história!!

      Que Deus abençõe todos

      Excluir
    7. É muita ignorância científica e falta de pesquisa e leitura. A ciência comprova que já aconteceram casos semelhantes na história de homens que foram engolidos por grandes peixes ou até mesmo baleias, como cachalotes, como é o caso de James Bartley que foi engolido por um cachalote em 1891 e passou um dia dentro do ventre desta baleia. O fato fora constatado após meticulosa investigação científica de cientistas, um deles por nome M. de Parville, redator científico do Journal des Debats, de Paris. Há ainda mais dois casos semelhantes, um ocorrido no ano 1758 e o outro em 1771, quando os homens engolidos foram vomitados pelas baleias algum tempo depois. No passado falava-se que nenhum animal marítimo poderia engolir um homem, todavia este argumento não é válido, pois algumas espécies de baleias como BALAENOPTERA PHYSALUS, têm a capacidade de expandir a garganta ao tamanho da presa, isso acontece porque elas possuem entorno de 100 pregas que estão posicionadas da ponta do queijo até a altura do estômago, o que proporciona que o volume da garganta sofra enorme expansão durante a alimentação. Uma baleia consome cardumes, juntamente com água, e cada abocanhada ingere mais de 3 toneladas entre água e alimento. O cachalote, como ocorreu no caso James Bartley, possui uma cabeça quadrada, que mede 1/3 de todo o corpo, e é comprovadamente capaz de engolir um homem inteiro. Se quiserem pesquisar encontrarão a história de um homem engolido por um tubarão-baleia (Rhincodon typus) é a única espécie da família Rhincodontidae, e que sobreviveu. A história foi publicada no livro "The Harmony of Science and Scripture" (A Harmonia da Ciência e as Escrituras), cujo autor se chama Harry Rimmer, capítulo V, páginas 127 a 1510. Portanto o meu conselho é: Leiam mais, pesquisem melhor, tenham cuidado com as afirmações errôneas e equivocadas que não têm qualquer base científica e não levam ao conhecimento real dos fatos.

      Excluir
    8. POR ESTAS E POR OUTRAS OS MACEDOS, VALDOMIROS E MALAFAIAS EXISTEM E CONTINUARÃO EXISTINDO...EXTORQUINDO TROXAS COMO VCS, QUE ACREDITAM EM SACIS, MULA SEM CABEÇA, COBRAS FALANTES, JUMENTAS FALANTES (NESTE CASO, OLHANDO PRA VCS , EU AT00É ACREDITO), SARÇAS ARDENTES E OUTRAS LENDAS MAIS...

      Excluir
    9. Sou Cristão e em nenhum momento o autor desmentiu a narrativa biblica, galera mais respeito por favor, matéria super interessante!

      Excluir
    10. Matéria perfeita, sou cristão e fui ensinado e educado por meus pais a respeitar. Portanto amei a materia, não vi afronta as escrituras, pelo contrário, o colega provou cientificamente que a bíblia tem razão. Parabéns.

      Excluir
    11. Estavamos agora mesmo ( eu e papai noel) nos perguntando como podem não acreditar na estoria de jonas, acredita que a fada dos dentes ainda tirou sarro de mim.....

      Excluir
    12. mas o proprio Jesus afirmou que assim como Jonas passou trez dias e tez noites no ventre da baleia, ele tambem passsaria este tempo no coraçao da Terra (inferno) e depois ressuscitaria, pode ter cido como neste post, uma cachalote (que se mensionada por ele causarial duvidas aos discipulos ja que nao era catalogada) e é capaz de engolir... uma lula gigante!

      Excluir
    13. ha tantas profecias que estam se cumprindo... e alguns ainda falam em lendas, eu diria q a natureza é algo fora de nosso controle e que matamos algo q nao entendemos, por isso todas essas guerras religiosas, tenham fé no que quiserem, mas deixem a igreja em paz, ela nao faz mau a vcs, (se algum crente ja fez, ele é uma vergonha para a igreja e que deve explicações por seus atos a Deus,)

      Excluir
    14. quando vemos pessoas acharem ruim da verdades esse tipo depessoa vive perdido e sem rumo a não ser que peça perdão a Deus

      Excluir
    15. Eu vejo alguns céticos usando da ignorância para serem ouvidos. Bom eu desconheço algo que seja impossível para Deus é claro que só é possível o impossível para aquele que tem fé o que não é o caso de um ateu que se nega a crer na própria existência. As provas estão por aí só basta crer pois ignorar não muda os fatos. Deus os abençoe

      Excluir
  2. O antonio ai e muito mente fechada Rodolpho Silva, gostei muito de sue post, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Como um sujeito sobreviveria 3 dias e 3 noites no estômago de uma baleia e não virar "pasta" por causa dos sucos gástricos? Ah, por favor, né? e Rodolpho sou usuário do YR, blz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belial, eu acho que sei quem você é. Seja bem vindo.
      Olha, o que eu quis frisar no post foi a possibilidade de que um ser humano pode, por mais difícil que seja, sobreviver neste situação. Eu não quero provar nada, só mostrar uma possível verdade.

      Excluir
    2. Que o homem pode ficar dentro de uma baleia nosso amigo Rodolpho já provou. Quanto a possibilidade de se estar dentro da baleia três dias e três Noites isso é um milagre de Deus.
      Lembrando.: Que a definição de milagre é algo SOBRENATURAL.
      E algo sobrenatural é algo que vai além do natural(compreensão humana).

      Excluir
    3. A caxalote não tem suco gastrico

      Excluir
    4. Como eu não tenho conhecimento de biologia, não tenho certeza. As cachalotes devem ter suco gástrico, sim. Senão não teriam, acredito eu, como fazer a digestão. Mas, talvez, por se alimentarem de animais pequenos, o ácido não seja tão forte quanto o de outros animais.

      Excluir
    5. VC já ouviu falar em milagres?
      Se Jesus ressuscitou um morto,como nao poderia manter vivo um homem no ventre de um peixe

      Excluir
    6. Olá,
      Só uma coisa: Deus pode tudo, foi Deus que criou todos os bichos, e pode sim manter um homem dentro de um grande, por quantos dias ele quiser. Deus é o dono de tudo, e Ele faz o que ele quiser. Ok

      Excluir
    7. Blz, Rodolpho, sou ateu e gostaria de expressar minha opinião. Não sou especialista no assunto, mas acho implausível que alguém possa sobreviver muito mais tempo. O sujeito ficou um tempo equivalente a 16% do tempo que Jonas teria ficado na bíblia. É possível que ele tenha saído de lá vivo? Acho que dificilmente alguém suportaria ficar 20% desse tempo todo. Talvez restassem apenas os órgãos menos solúveis como os ossos, talvez nem isso.

      De qualquer forma, isso não valida a bíblia, nem que ocorresse. Para uma história parecer verdadeira requer apenas alguns elementos reais.

      Infelizmente, nosso cérebro nos engana o tempo todo. Confiar nas evidências científicas é o melhor caminho para chegarmos a verdade. Não há outro, lamento.

      Excluir
    8. Bom, como o Próprio James relata ele desmaiou por medo, o que possivelmente fez ele ficar mergulhado no ácido gástrico lhe causando cegueira. Acredito que o nosso amigo Jonas tenha ficado acordado, consciente e tenha se aproveitado dos alimentos que a baleia engolia, como peixes. Dando assim uma espectativa de vida maior,pois o desmaio de James não foi devido a falta de ar, se não o mesmo já estaria morto com 15 horas que passou dentro do animal.

      Excluir
    9. Milagre é isso, sem fé é impossível agradar a Deus.

      Excluir
  4. Na bíblia não diz que foi uma baleia e sim um " peixe grande " pode ser outro com o estômago mais agressivo ou não e também o tempo faz muito diferença, enfim, mesmo eu sendo ateu gostei do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver se a biblia é uma mentira mesmo , quando cristo ver buscar a sua igreja , e vc com a sua ipocrisia ficar aqui na terra sofrendo ... Sergio Machado .

      Excluir
  5. Segundo estudos recentes, o peixe mais provável teria sido o Tubarão Baleia ou Tubarão Elefante que chegam a medir entre 12 e 20 metros.

    Ambos não possuem dentes, se alimentam principalmente de plâncton e portanto não sendo necessário ter o ácido forte e abundante existente no estômago da baleia, que na realidade não é um peixe e sim um mamífero.

    Bom post!

    ResponderExcluir
  6. Estamos esquecendo que Deus operou um MILAGRE no relato de Jonas. Então nenhum acontecimento poderá ser igual aquele humanamente falando.

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do post. Na minha opinião provavelmente tenha sido a baleia cachalote, pois estas baleias habitam a região do mar mediterrâneo, possível local onde Jonas foi lançado ao mar, pois ele deveria passar por lá para pregar na cidade de Nínive. A Cachalote pode chegar a quase 30 metros e só a cabeça tem 1/3 do corpo.
    Abçs

    ResponderExcluir
  8. Bom,quanto ao animal,poderia,ser o tubarão baleia,ou Cachalote ,a determinação de localidade e espécies ali,não da para comparar bíblicamente e cientificamente,pois ali foi operado um milagre,já vi matérias desmentindo a cor e raça de jesus,e que o fruto proibido não seria a maçã,como vemos figurado hj,boa matéria,é bom para ateus ficarem com a pulga atrás da orelha^^

    ResponderExcluir
  9. a contradição nesse assunto, uma hora cita que o rapaz estava inconsciente e depois fala que os homens viram um movimento no saco !
    a contradição sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo estando inconsciente, acredito que a pessoa possa se mexer involuntariamente. Acho que depende da área do cérebro afetada.

      Excluir
    2. espasmos ivoluntarios do corpo, ele proprio teve de ser segurado para parar, a baleia estava agitada e podia ter mordido sua capeça (oque por sorte nao provocou sua morte mas provocou a cegueria dele, depois que essa parte do cerebro morreu e as motoras podem ter falhado provocando espasmos) se vc é ateu, acredite no que quiser, estamos aki apenas para compartilhar informações sem se agredir a raça humana é forte quando se entende e se junta contra outros animais, mas quando briga, gera a terrivel guerra!

      Excluir
  10. Não sei como Jonas sobreviveu, mas a mão de Deus estava com ele, o que torna tudo possível. Deus te abençoe Rodolpho. Artigo muito bom, parabéns.Usarei em uma aula sobre Jonas.

    ResponderExcluir
  11. Essa história fantasiosa não passou de um símbolo para inspirar temor e obediência à doutrina dos antigos hebreus,que viviam na época aprisionados a práticas políticas de dominação do povo através da imposição do monoteísmo.Não sei porque todo fundamentalista acredita piamente que a natureza deve se curvar perante às loucuras de suas crenças absurdas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo e respeito sua opinião. Mas, essa história de que a religião surgiu como uma forma de manipulação de massa é fruto de um verdadeiro fanatismo antirreligioso. É acreditar demais em teorias da conspiração.

      Excluir
    2. Gostei da sua resposta adelino Agnus

      Excluir
    3. Gostei da sua resposta adelino Agnus

      Excluir
    4. por que a natureza é perfeita o bastante... para sustentar a vida em um planeta tao incrivel com ceu e praias tao lindas! quem fez isso? o nada? quem tem todo o controle sobre ela? isso é algo que (ainda) nao podemos explicar (é oque chamamos de milagre, chame como preferir certo?)

      Excluir
  12. Sim foi uma baleia que engoliu Jonas sim Jesus deu o sinal de Jonas e disse que foi uma baleia que tragou Jonas

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. Ray Charles era cego e tocava piano, melhor do que muita gente que enxerga.

      Excluir
    2. e Beethovem ficou surdo e ainda sim tocava, muito facil pra o James

      Excluir
  14. O mundo da criação, concepção e realidade não entendem e, por conseguinte não aceita fatos ligado a genuína fé tais como:
    Adão e Eva e o paraíso (criacionismo)
    Noé a grande arca e grande dilúvio (inundação das águas por toda a terra)
    De Sara e Abrão já passados de idade e Sara esteria nascer uma grande nação
    Das dez pragas no Egito para somente o povo do Egito
    Da grade abertura do mar vermelho e a atravessia a pés enxuto por toda uma nação
    Comida vinda dos céus para esta nação e água saindo das rochas
    Um pequenino homem com um estilingue derrotando Golias o grande
    Centenas de guerreiros sendo derrotados somente por um homem, Sansão
    Três hebreus não se queimando em uma fornalha de fogo
    Um hebreu não ser devorado por leões a três dias de fome
    Cair fogo do céu para consumir holocausto feito por um único profeta Elias
    O que dizer então do profeta Jonas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a propria arca foi encontrada e mostrada pela e record globo, ja vi a reportagem na real na televisao

      Excluir
  15. Pra quem acredita em milagre qualquer coisa se torna possível. Pra quem não acredita, essa comparação não tem valor. A ele ficou no estômago de uma baleia fora da água, morta por 15 horas e ficou cego e pálido. Jonas saiu ileso mesmo estando por 3 dias na barriga de um peixe no oceano. A menos que estivesse usando um traje de mergulhador muito reforçado morreria pelo ácido estomacal ou falta de oxigênio.

    ResponderExcluir
  16. Então se a baleia estiver sofrendo de alguma condição especifica, que impede ou diminui drasticamente a produção do suco gástrico, uma pessoa poderia passar 3 dias ou até mais dentro dela!

    ResponderExcluir
  17. 1Co 2:14 "Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."

    ResponderExcluir
  18. Os descrentes sempre implicam com as verdades bíblicas, deveriam procurar os relatos "originais" sobre o mar vermelho que Moisés abriu porque até hoje existem ali peças de carruagens e esqueletos que não puderam ser recuperados. Os que foram estão num museu relacionado a isso e como esse muitos outros fatos já puderam ser descobertos ou revelados mostrado sempre que a Bíblia tem razão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu creio no Exodo, mas os supostos achados do mar vermelho são fraude para atrair turistas, infelizmente
      . Pode pesquisar.

      Excluir
  19. vcs estao comparando uma coisa de deus com um fato acontecido se jonas foi engolido por um grande peixe foi porque deus quis e ele poderia permanecer ali ate quando deus quisesse

    ResponderExcluir
  20. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis!!!

    ResponderExcluir
  21. QUanto aos que dizem que a bíblia descreve "um grande peixe", tem que saber que quando o relato de Jonas foi escrito, a moderna taxonomia não existia. A moderna classificação só apareceu há alguns séculos. E se futuramente mudarem a classificação novamente? Mesma coisa seria comparar com o novo acordo da língua portuguesa. Agora iremos dizer que antes as pessoas escreviam errado porque hoje as regras são diferentes? Hellow!!!

    ResponderExcluir
  22. Na Bíblia existe mito, história, poesia etc mas não quer dizer que ela não seja um livro inspirado. Só pessoas alienadas e ignorantes não entenderam a intenção deste texto. Já pensou a reação destes quando descobrirem que histórias como o da Criação (Adão e Eva), o Dilúvio de Noé são baseados nos mitos dos povos sumérios e babilônicos e que o escritor os usou para explicar a relação que recebeu de Deus? Coitados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em "relação" leia-se REVELAÇÃO que recebeu de Deus.

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. A ciência pode provar muitas coisa, nos tempos que vivemos muitos tem de ver para crer. Com tudo acredito q a bíblia é verdade com todos os fatos históricos ,poéticos,contos(folclóricos),ets. Embora ela não é toda a verdade.Leiam o q diz em Romanos15;4.portanto o que foi escrito no passado,foi para nos ensinar,de forma que,por meio da perseverança e do bom ânimo preveniente das escrituras,mantenhamos firme a nossa esperança.(biblia King James atualizada).

    ResponderExcluir
  25. A Baleia só engole peixes pequenos, só isso que Eu tenho pra dizer pra vocês que mataram aula de biologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cachalotes engole... lulas gigantes! e se nao estou enganado, elas sobem pra respirar, a proposito estudo biologia e nao é por isso q n sou cristão

      Excluir
    2. Sim exatamente se alimenta de lula gigante que pelo oque você não sabe é um ser "celomado" devido a isso pode ser espremido através de um orifício de 1/10 do seu volume total, resumindo mesmo a lula gigante sendo grande pode ser passada em um pequeno orifício.
      E isso porque diz que estuda biologia....imagina se não estudasse.

      Excluir
  26. As Baleias filtram o alimento da água e comem basicamente pequenos peixes ou krill, crustáceos miudíssimos que fazem parte do zooplâncton. Por isso, dificilmente uma baleia abriria a boca para engolir uma pessoa.

    ResponderExcluir
  27. O fato de está ou não está não diz nada ,agora pensamos juntos hoje o mundo está coberto de pecado e nos sabemos naturalmente que o pecado mata ,destrói, causa mal,e faz dos homens escravo então vejo que os homens vive até hoje no meio de tantos pecados e sobrevive o que falar de Jonas dentro de uma situação igual suco gástrico que corrói seus alimentos que mata o que nele entra então tudo pode acontecer quando DEUS esta no controle.

    ResponderExcluir
  28. O fato de está ou não está não diz nada ,agora pensamos juntos hoje o mundo está coberto de pecado e nos sabemos naturalmente que o pecado mata ,destrói, causa mal,e faz dos homens escravo então vejo que os homens vive até hoje no meio de tantos pecados e sobrevive o que falar de Jonas dentro de uma situação igual suco gástrico que corrói seus alimentos que mata o que nele entra então tudo pode acontecer quando DEUS esta no controle.

    ResponderExcluir
  29. O milagre quem faz é Deus como pode tambem uma pessoa entrar em uma fornalha de fogo e nao se queimar é poder de Deus

    ResponderExcluir
  30. A questao de Jonas no ventre do peixe e o mesmo comparado com os tres homens que foram lancados em uma fornalha de fogo ao qual nao se queimou nem um fio de cabelo como entender isso
    Simples é o poder de Deus

    ResponderExcluir
  31. A questao de Jonas no ventre do peixe e o mesmo comparado com os tres homens que foram lancados em uma fornalha de fogo ao qual nao se queimou nem um fio de cabelo como entender isso
    Simples é o poder de Deus

    ResponderExcluir
  32. Achei muito interessante sua colocação,72 horas dentro de uma baleia seria muito difícil,acho que como o povo mente muito hoje e fala pelos cotovelos aquele tempo era assim tbm,mas acredito em Deus,mas foi o homem que escreveu a bíblia!!!!

    ResponderExcluir
  33. AS coisas de DEUS parecem ser loucura pro mundo, a própria bíblia relata isso, tudo é uma questão de fé; se a bíblia diz que jonas foi engolido por um grande peixe(baleia) ainda tem gente que não acredita, AGORA imagina se ela relatasse que jonas engoliu uma baleia/?! Certamente teriam mais pessoas contra a bíblia, porque acreditar na bíblia é um questão de fé, e como eu tentar provar a existência de Deus, não posso provar algo pra alguém, sendo que eu sinto Deus e ele não, esse alguém só vai passar a conhecer Deus quando ele quiser provar dessa experiencia que ao mundo parece loucura.

    ResponderExcluir
  34. Assim como Jonas passou tres dias e tres noites no ventre de u a balia (Mt.12.40), Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, foram lançados na fornalha ardente, e um quarto Sêr os protegeram (Dn.4.24-26),Daniel dormiu com os leões, Lazaro ressuscitou depois de quatro dias...
    Jesus por te amar decidiu padecer por ti, aínda que voçê não creia N'Ele, mas um dia todos nós estaremos diante dele.
    Ainda tenho esperança cim aqueles que mesmo não crendo, procurajustificar suas incredulidades, entendo que suas realidades não preenche o vazio que tem em si mesmo, o qual só poderá ser preenchido apenas pela presença do Espírito de Deus!
    Pense nisso, ainda há esperança, pois Jesus te ama, e um dia voçê o verá face a face!

    ResponderExcluir
  35. Assim como Jonas passou tres dias e tres noites no ventre de u a balia (Mt.12.40), Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, foram lançados na fornalha ardente, e um quarto Sêr os protegeram (Dn.4.24-26),Daniel dormiu com os leões, Lazaro ressuscitou depois de quatro dias...
    Jesus por te amar decidiu padecer por ti, aínda que voçê não creia N'Ele, mas um dia todos nós estaremos diante dele.
    Ainda tenho esperança cim aqueles que mesmo não crendo, procurajustificar suas incredulidades, entendo que suas realidades não preenche o vazio que tem em si mesmo, o qual só poderá ser preenchido apenas pela presença do Espírito de Deus!
    Pense nisso, ainda há esperança, pois Jesus te ama, e um dia voçê o verá face a face!

    ResponderExcluir
  36. Essa história não passa de uma simples lenda inspirada pela baleia de gorleston, investigada por Edward B.Davis, professor na Messiah College in Grantham,pennsylvania.Não existem evidências confiáveis para esta história. É só buscar na Wikipédia por James bartley é olhar todas as referências (está tudo em inglês)

    ResponderExcluir
  37. Muito legal esse relato, não era conhecedora do mesmo. Estava lendo o livro de Jonas e decidi pesquisar sobre as possibilidades do tal fato acontecer. E me alegrei ao ler esse testo, pois nos mostra que foi possível sim, da história de Jonas ter sido tbm real. Obrigada por ter postado, me ajudou nos meus estudos e ajudará a mais pessoas!

    ResponderExcluir
  38. Olá pessoal, paz e bem a todos. Antes de mais nada (perdoem-me publicaar com perfil anonimo mas me chamo Ismael) Eu estava com intenção de postar no facebook aquela "brincadeira" de nove verdades e uma mentira, atual para o momento a critério de passatempo mesmo, e me veio na cabeça postar como uma das nove verdades o fato de que o profeta Jonas teria sido engolido por uma baleia e sobrevivido após tres dias, e não era a "baleia azul" desses games mortais (também da atualidade) Disso nunca tive duvidas, passei minha infancia lendo uma Bíblia Ilustrada dada por meu pai, onde tinha a imagem do profeta sendo devorado pela Baleia e saindo depois para pregar em Ninive. Para mim, não trata de lenda e nem tradição, tenho o maior respeito pelas escrituras sagradas, elas são meu norte e minha direção, buscamos tantas respostas em tantos lugares, e as verdadeiras respostas estão exatamente na Biblia. Não me assusta o inimigo de Deus se utilizar do símbolo de uma Baleia para engolir nossa juventude e adolescencia para a morte: ele nada faz a não ser copiar a obra e os feitos de Deus ao contrário - para destruir e humilhar a criação

    ResponderExcluir
  39. Ser engolido por uma Baleia, ou um tubarão é até aceitável, agora permanecer dentro desses peixes por 3 dias e 3 noites seria querer demais, como a pessoa faria para respirar..?..pois tem o fato da oxigenação, uma vez que a Baleia ou tubarão não permanece por muito tempo acima d'água...tem também outros fatores que impossibilita que alguém permaneça dentro desses peixes. É complicado Alguém querer afirmar que esse fato realmente aconteceu...pois não existe nenhuma comprovação científica sobre esse fato..o que existe são apenas especulações...se alguém tiver alguma prova concreta, que apresente..eu disse provas, e não falácias ou boatos... é a mesma coisa que acreditar que um camêlo, passe no fundo de uma agulha...que cobra fala...que burro fala...mas tem gente que acredita...

    ResponderExcluir
  40. Por mais que a ciência e a história possa apresentar uma explicação para alguém sobreviver no estômago de uma criatura aquática por algum tempo, o caso de Jonas foi puramente milagre. É simples! Crer ou não. A escolha é sua. Mas o grande personagem do livro não é o profeta, muito menos o peixe, mas Deus e a sua misericórdia para salvar um povo de seus pecados.

    ResponderExcluir
  41. Que seja engolido por uma baleia e depois se desespere dentro dela e almejando não morrer e que Deus conserve o em vida, até que a baleia lhe vomite na praia após 3 dias e 3 noites e depois verás se é possível ou não

    ResponderExcluir
  42. Que seja engolido por uma baleia e depois se desespere dentro dela e almejando não morrer e que Deus conserve o em vida, até que a baleia lhe vomite na praia após 3 dias e 3 noites e depois verás se é possível ou não

    ResponderExcluir
  43. nossa! como pode um ser vivo se mexer no ventre da baleia e ao mesmo tempo estar inconsciente? interessante é que este homem só ficou um dia e já estava inconsciente, imagine Jonas que ficou 3 dias ainda orando a Deus! como Jonas poderia contar os dias e as noites se na Barriga do peixe não havia claridade? alem do mais Jesus disse que ficaria 3 dias e 3 noites no seio da terra, só que ele ficou um final de sexta, um sábado inteiro e ressurgiu na madrugada de Domingo, logo Jesus só ficou um dia inteiro e 2 noites! sendo assim Jesus não cumpriu o sinal de Jonas!

    ResponderExcluir
  44. Vai ler a Biblia quem falou que não era baleia.

    Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Mateus 12:40

    ResponderExcluir
  45. sim,Deus é maravilhoso,,,sabemos que aos olhos humano seria impossivel mesmo,,,mas milagres é apenas o sr quem faz,,e o sr realizou esse proposito maravilhoso na vida de jonas o profeta,,,para provar que só ele é DEUS,,,entao jonas designado por DEUS foi lá e fez o que o sr havia mandado,,e evangelizou alertando o povo de ninive.

    ResponderExcluir
  46. Se Jesus falou que Jonas passou três dias no ventre de um peixe, eu acredito. Jesus foi o único homem que não mentiu estando entre nós mentirosos.

    ResponderExcluir
  47. (2) Além disso, temos uma importante citação de Jesus a respeito de Jonas em Mateus 12:40: “Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra”. Jesus usa a historia ocorrida com Jonas para exemplificar algo parecido que iria acontecer com Ele mesmo. Dessa forma, creio que fica bem claro que não há o que contestar quanto a veracidade do personagem Jonas, ele realmente existiu.

    Mas e o fato incrível dele ter sido engolido por um peixe e sobrevivido, seria isso possível? O fato é que a Bíblia não narra apenas fatos naturais, que podem ser compreendidos e explicados cientificamente. Em muitas ocasiões Deus extrapola os limites da compreensão humana. Isso acontece várias vezes na Bíblia, não somente no caso de Jonas. Isso não é um fator que desmereça o que ocorreu e nem de descrédito. A ciência moderna, mesmo nos dias de hoje, muitas vezes se cala, por exemplo, diante de um câncer que simplesmente some de uma pessoa, sem explicação! Casos assim existem aos montes. Qual a explicação? Ninguém sabe! Só se sabe que aconteceu. A Bíblia, portanto, pretende nos mostrar que Deus também age de formas sobrenaturais, que vão além do que pode ser explicado racionalmente.

    Dessa forma, não há explicações nos livros científicos sobre o que ocorreu com Jonas. Mas nos livros da fé, nos livros do sobrenatural de Deus existe sim explicação. É o sobrenatural de Deus em ação, a mão do todo poderoso dominando sobre tudo e todos da forma como lhe apraz. É dessa forma que compreendemos que Jonas, um personagem real, passou por essa experiência sobrenatural para cumprir os propósitos de Deus para a vida dele e de outras pessoas que foram impactadas com a mensagem que ele levou.

    ResponderExcluir
  48. Bem feito poderia ter comido e cagado todos fdps pra que mata o bixinho

    ResponderExcluir
  49. A incredulidade do homen que envolve as coisas de Deus é como a fé dos fariseus que o Messias ainda não veio e que acham que ele há de vim ...

    ResponderExcluir
  50. Primeira situação um ser humano jamais sobreviveria dentro de um peixe por questão de minutos,pois não haveria oxigênio suficiente, segundo, a baleia azul é a maior do mundo,se um homem fosse engolido pela baleia certamente iria direto para o sistema digestivo. Sendo assim, a história de Jonas é uma compilação estraida da babilônia, assim como a arca de noé,torre de babel são considerados plagios de povos da antiguidade oriental.Constantino no seculo 4 no concilio de niceia aderiu essas ideias antigas de outros povos inserindo na biblia.

    ResponderExcluir
  51. Alem disso o cristianismo surge em Roma com constantino e o surgimento da igreja católica que inseriu a cultura do MITRAISMO ROMANO. Da mesma forma os hebreus produziram sua crença na babilonia os cristão foram de Roma. A adoração ao Deus Sol Invictus que é o deus dos cristãos. Sendo assim, com todo respeito a fé de cada um,mas a verdade tem que ser dita.

    ResponderExcluir
  52. Pessoas que nao acreditam na palavra de deus sempre duvidam. Nao duvido da palavra de deus, uma coisa eu sei é que ele tem grande poder e misericordia, se for da vontade dele que um homem fique ate uma semana dentro de uma balei e sair vivo ele ficara. Deus controla e tem grande poder sobre tudo. Creio profundamente no seu poder e sou grato por acreditar e seguir.

    ResponderExcluir
  53. Quem quiser crer na sua palavra que creia nao vou ficar discutindo com ninguem. O homem tem livre arbitrio a liberdade para crer e nao crer. A escolha e do proprio homem .

    ResponderExcluir
  54. Nossa, eu escrevi esse texto há sete anos despretensiosamente e é impressionante que ele ainda receba visitas. Já mais de 36 mil visualizações. Pena que eu não ativei o Google AdSense, poderia estar ganhando um dinheirinho extra.

    ResponderExcluir
  55. Não é de se imaginar que um bebê fica nove meses dentro de uma barriga..que diferença faz 3 dias dentro de uma baleia e Deus que fez a barriga da mulher não saberia ele como funciona uma barriga da baleia se foi ele que criou..é mesma coisa voce dizer pro homem que inventou a moto..voce nao sabe mexer no motor da moto

    ResponderExcluir
  56. No caso em questão aí, o sujeito só conseguiu sobreviver algumas horas no estômago da baleia porque ela morreu, senão teria sido digerido e virado Bosta em menos de vinte quatro horas, mas falar o quê com quem acredita que uma "cobra falante" queimou e acabou com os planos de um "ser todo poderoso"??? Bom pra macedos, malafaias, valdomiros e outros pilantras, ops "pastores" que vivem as custas desses trouxas....kkkkk

    ResponderExcluir