segunda-feira, 23 de julho de 2012

Universo Bem-Afinado


Deus e o Cosmos: A Teoria do Universo Bem-Afinado


Ao longo dos últimos anos, novas descobertas na física e na cosmologia podem enfim responder a maior questão da humanidade. Evidências mostram que a vida na Terra só é possível se as constantes físicas fundamentais estiverem dentro de uma faixa muito estreita, o que significa que, se alguma destas constantes fosse ligeiramente diferente, seriam improváveis a formação e o desenvolvimento da matéria, das estruturas astronômicas, da diversidade elementar e mesmo da vida como ela é conhecida hoje. Esta teoria, conhecida como “Teoria do Universo Bem-Afinado” pode ser, para muitos, a prova definitiva da existência de uma mente superior que muitos chamam de Deus. Conheça mais sobre esta teoria e como ela pode por fim a esta questão.

                A teoria do universo bem-afinado afirma que qualquer pequena mudança em alguma das constantes físicas fundamentais faria com que o universo fosse radicalmente diferente. Como Stephen Hawking notou, “As leis da ciência, como conhecemos hoje, contêm muitos números fundamentais, como o tamanho da carga elétrica do elétron e a razão entre as massas do próton e do elétron... O notável é que os valores destes números parecem ter sido finamente ajustados para tornar possível o desenvolvimento da vida”. Abaixo estão listadas cinco das constantes físicas mais finamente ajustadas:

Parâmetro
Desvio máximo
Relação Elétrons: Prótons
1: 1034
Relação Força Eletromagnética: Gravidade
1: 1040
Taxa de Expansão do Universo
1: 1055
Densidade de Massa do Universo
1: 1059
Constante Cosmológica
1: 10120

Estes números representam o desvio máximo dos valores aceitos, que poderiam impedir o universo de existir hoje, possuir matéria ou torna-lo inadequado para qualquer forma de vida.

                Veja alguns exemplos do que aconteceria caso algumas das constantes físicas fundamentes fosse ligeiramente maior ou menor:

1.       Força Nuclear Forte:
Se maior: nenhum hidrogênio iria se formar; o núcleo atômico da maioria dos elementos essenciais para a vida seria estável; logo, a vida não existiria;
Se menor: nenhum elemento mais pesado do que hidrogênio se formaria; ou seja, a vida não existiria.

2.       Força Nuclear Fraca:
Se maior: muito hidrogênio seria convertido para hélio no Big Bang; daí, as estrelas converteriam muita matéria para elementos pesados, tornando a vida impossível;
Se menor: muito pouco hélio seria produzido após o Big Bang; logo, as estrelas converteriam muito pouca matéria para elementos pesados, impossibilitando a vida.

3.       Força Gravitacional:
Se maior: as estrelas seriam muito quentes, e queimariam muito rapidamente e de forma desnivelada para a química da vida;
Se menor: as estrelas seriam muito frias para a fusão nuclear; logo, a maior parte dos elementos necessários para o desenvolvimento químico da vida não se formariam.

4.       Força Eletromagnética:
Se maior: ligações químicas seriam desfeitas; elementos mais massivos do que o boro seriam instáveis para a fissão;
Se menor: as ligações químicas seriam insuficientes.

5.       Taxa de Expansão do Universo:
Se maior: nenhuma galáxia se formaria;
Se menor: o universo entraria em colapso, antes mesmo das estrelas se formarem.

Estas evidências podem ser a prova de que o universo, de fato, é algo idealizado e que “pode existir uma mente superior capaz de manipular (ou definir) as leis que o regem”, como notou William Lane Craig, teólogo e filósofo estadunidense. Mas, Craig argumenta que “o postulado de um designer inteligente não resolve para nós a questão religiosa”.

O filósofo cristão Alvin Plantinga argumenta que o acaso, aplicado a um universo único e exclusivo, apenas levanta a questão de “como este universo é tão sortudo a ponto de ter as condições precisas para suportar vida em pelo menos um lugar e tempo”.

Diante desta teoria e das evidências, fica claro que a vida só existe porque as leis que regem o universo são matematicamente precisas. Diante disso, nos restam apenas dois caminhos: acreditar que estamos aqui por simples acaso, ou aceitar que estamos aqui por algum motivo.

Fontes:

14 comentários:

  1. Esqueceu de postar, a fonte aonde a ciência considera isso como teoria. Patrick ADP yahoo respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre nos links e lá encontrará.

      Excluir
    2. Já entrei nos links, vou te dar uma dica, se quer realmente fazer um cite de ciência, comece a citar fontes confiaveis, e de preferencia artigos indexados, e não wikipedia e um site criacionista, ambos não apresentam um artigo cientifico que sustente sua hipotese como teoria cientifica. "Patrick ADP yahoo respostas."

      Excluir
    3. Correção, *site.

      Excluir
    4. certamente, qualquer um pode escrever o que quiser na internet. entretanto, se não estiver badeado no método científico não vale.

      penso que se estes pensadores realmente ***acreditam*** que podemos ter uma teoria para um universo afinado é pressuposto dar garantias, ou pelo menos indícios válidos.

      tais pensadores devem tomar cuidado, pois podem banalizar esta ou qualquer teoria. finalmente, para se pronunciar algo, é necessário é provas irrefutáveis.

      somente isto, mas igualmente tudo isto.
      .

      Excluir
  2. Galileu Galilei já dizia. "A matemática é o alfabeto com que Deus criou o Universo" e como ousou acrescentar Kauã e Camargo, "Deus fez isso ouvindo música". Obrigada por publicar essa teoria em seu site. Assisti ontem um documentário da "The History Chanel":-"Provando a Existência de Deus"(está no youtube") que fala sobre essa teoria. Padres do Vaticano estudam o Universo e falam dessa teoria do Universo-Bem-Afinado. É tão simples, é só acreditar no que se está vendo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. regina e demais,
      nâo descanse. a ciência não é lugar para satisfazer o cansaço pessoal e especilmente coletivo. a ciência te por fim demonstrar qualquer coisa ou refutá-la. temos de ter provas. caso as provas que lhe acariciam lhe dá conforto pode implicar que não estamos fazendo ciência. a ciência não se preocupa nem com o EU e nem com o nós. a ciência se preocupa em explicar fenômenos. a ciência nâo é religião. o youtube não é por uma fonte de dados fiáveis (confiáveis). do ponto de vista científico não podemos dizer que D-us exista ou não. ainda bem que a igreja católica deixou de fazer esta brincadeira maldosa de queimar todos aqueles que descobriram algumas verdades incômodas. mas tudo isto vai passando. pode ser simples, mas acreditar não é científico, não podemos realmente provar. me atrevo a dizer que nem é uma teoria, nem hipóteses, creio que podemos ser otimista e forçar a barra e dizer que temos alguns fracos indícios. peço desculpas a todos, mas a ciênci nada tem haver com fé. mas um cientista pode ir a missa ou culto, ou a sinagoga sem problemas. mas a ciência não.

      Excluir
  3. Talvez chegamos a essa conclusão porque nossas vidas deram certo, ou seja, estamos vivos e logicamente pra que isso fosse possível as leis das física tinham que ser exatas. Porque o criador ajustou as leis apenas para vida na Terra e não para o resto da via láctea?

    ResponderExcluir
  4. Por que Deus ama o homem e a vida que existe na terra. O resto da via láctea ele sustenta! E onde houver vida, pode ter certeza que haverá a lógica, a exatidão e o amor de Deus! ;)

    ResponderExcluir
  5. obs: deus não existe. Vc é cristão porque nasceu aqui se tivesse nascido no Ocidente seria muçulmano, vc nasceu para aceitar o que é imposto a você sem questionar

    ResponderExcluir
  6. Deus tb criou os ignorantes, aqui é o ocidente seu animal, e no oriente medio tb existem cristaos, e aqui no ocidente tb ha muçulmanos, fe nao eh imposta sua anta, nao se finge ter fe..e sobre o outro animal, o ser humano nao conhece nem uma infima parte em bilhoes do tamanho do universo, como sabe nao existir vida em outros planetas de apenas nossa galaxia, estudem mais, vejam documentarios, leiam os que creem e os que nao, abram suas mentes limitadas, apenas esse ano compreenderam que a teoria da relatividade de Einstein eh factual, seus animais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. penso que respeito a todos é fundamental. ao desrespeitar o outro podemos cair na banalidade do discurso agressivo sem finalidade. seja um indivídio ignorante ou um premiadao por um nobel. todo mundo tem o direito de ser o que quiser, inclusive ingnorante. mas quem pensa que está acima deve ser gentil e oferecer caminhos. temos de ter cuidado com as palavras. nós humanos somos seres linguísticos, mesmo que vc não saiba ler. conheço sábios homens e mulheres sem muitos estudos, mas são alfabetizados na cinvivência.

      portanto se alguém pensa em ser ouvido seja gentil, notadamente com os que chama de ignorantes. vc não precisa levá-lo para sua casa. pode até ignorá-lo (mais prudente) mas nunca gastar seu tempo com conversas unfrutíferas.

      Excluir
  7. Em dias atuais a ciência sim converge com a religião, pois até a fé pode ser explicada em números matemáticos. O fato de algo não poder ser provado não significa que não existe, até porque até ontem várias coisas nao eram provas e hoje existem.

    ResponderExcluir