terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O Dilúvio


O Dilúvio: verdade ou mito?

“E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra.” Gênesis 7.17

Até hoje nunca foi encontrada uma evidência arqueologia que pudesse comprovar a existência de um dilúvio. Contudo, é possível que a narrativa estivesse se referindo a apenas um evento local.



Supondo que o dilúvio tenha ocorrido na região do Oriente Médio. Essa área corresponde a 1/331 da superfície terrestre. Se toda a água presente na atmosfera terrestre caísse nessa região, o nível da água seria de 8,44m.

Vejamos agora o seguinte versículo:
“Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos.” Gênesis 7.20
Um côvado hebreu corresponde a aproximadamente 44,7cm; logo, 15 côvados valem 6,70m, aproximadamente. A Bíblia diz que Noé, sua família e os animais encontrados na arca, desembarcaram no Monte Ararat, a maior montanha da Turquia, com mais de 5100m. Então, considerando a quantidade de água presente na atmosfera, é muito difícil ela ter alcançado este nível.

Analisando as escrituras, vemos ainda o versículo:
“Cerraram-se também as fontes do abismo e as janelas do céu, e a chuva do céu deteve-se.” Gênesis 8.2
Pois bem. A região do Médio Oriente está localizada em um encontro de placas tectônicas. Logo, é possível que parte das águas do dilúvio tenham sido provenientes de um tsunami ou alteração do caudal das fontes e poços subterrâneos causada por um abalo sísmico. Mesmo assim, é muito difícil que a quantidade de água alcança-se o nível do Monte Ararat.

Mas, recentemente, um suposto achado arqueológico pode revelar se, de fato, o dilúvio aconteceu. Cientistas em viagem ao Monte Ararat afirmaram ter encontrado uma parte da embarcação, que está cravada no gelo no topo do monte. O teste de carbono-14 revelou que a madeira tem em torno de 4 800 anos. “Não estamos 100% certos de que seja realmente a arca, mas há 99% de ser”, afirmou um dos cientistas.

Muitas culturas antigas descrevem um dilúvio que exterminou a humanidade e a vida na Terra. Os maias, os gregos, os hindus e os judeus, além de outros povos, compartilham de um mito quase idêntico. A única coisa que podemos afirmar com toda certeza é que todo mito tem um fundo de verdade.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário