terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Adão e Eva: mito ou verdade?


Vamos fazer uma análise mais profunda do mito de Adão e Eva.

Para isso, vamos voltar ao 2º grau e relembrar a Primeira Lei de Mendel.
O fenótipo é o conjunto de características físicas de um ser vivo. Cada fenótipo é determinado por um par de fatores que são herdados do pai e da mãe, sendo que cada um deles contribui com um fator. Cada indivíduo, de acordo com o seu par de fatores, pode ser classificado como homozigoto ou heterozigoto. Para cada característica, existe um fator que é dominante e outro que é menos prevalente, que é denominado como recessivo. Um indivíduo pode ser então homozigoto dominante, homozigoto recessivo ou heterozigoto.




O fator dominante atua em dose dupla ou quando está na presença de um fator recessivo. Ao passo que o fator recessivo só se manifesta em dose dupla. Um exemplo disso é o tipo sanguíneo. Existem 4 tipos de sangue: A, B, AB e O, sendo o último o recessivo. O tipo A é manifestado quanto os fatores são IAIA ou IAi; o B, IBIB ou IBi; o AB, IAIB, e o “O”, ii. Se cada indivíduo possui somente um tipo sanguíneo, isso já causa uma implicação no caso de a humanidade ter descendido de apenas um casal.

Vamos supor que Adão e Eva tenham sido heterozigotos, sendo Adão tipo A e Eva, tipo B. Haveria 25% de chance de um de seus filhos desenvolver sangue tipo O (recessivo). Entende-se, então, que existem enfermidades que têm grandes chances de se manifestar quando um casal de irmãos (incesto) ou primos tem um filho devido à maior probabilidade dos fatores recessivos se combinarem.

Suponhamos, agora, que Adão e Eva tenham nascido brancos puros, ou seja, homozigotos dominantes. Chamamos os fatores dominantes de “B”. Adão era, pois, BB e Eva, também. Seus filhos seriam brancos puros, assim como todos os seus descendentes. Como surgiu, então, o fenótipo cor negra que é determinado pelo fator recessivo “b”? Uma resposta para isso seria uma mutação genética causada pela incidência de raios UV. As pessoas mais claras têm mais sensibilidade à luz solar, e têm grandes chances de desenvolver câncer de pele. Os negros, por sua vez, são menos suscetíveis a desenvolver a doença. Sendo assim, podemos SUPOR que o casal primordial tenha nascido completamente saudável (homozigoto dominante para todos os fenótipos) e que seus descendentes tenham sofrido mutações gênicas mediante as condições climáticas e geográficas que se seguiram desde o nascimento do homem.


Analisando mais a fundo a narrativa do Gênese, é possível que, na verdade, o mito de Adão e Eva refira-se somente à genealogia do povo judeu, e não da humanidade. Isso é evidenciado pela presença de personagens cuja origem não é citada, como a mulher de Caim, por exemplo. Não há indícios de que ela seja sua irmã. Além disso, quando os judeus chegaram ao Egito, é mostrado um povo estabelecido. Por essa perspectiva, o mito de Adão e Eva pode ter uma base factual. Mas, há de se salientar que todo mito é cheio de simbolismos e metáforas.

O que você pensa a respeito?

17 comentários:

  1. Pesquisas mostram que variações genéticas partem de "mensagens diferentes"que vem do dna, gerando diferentes subespécies ou adaptações. Quanto a cor, foi resultante de uma variedade genética ,que concentrou mais melanina em negros, protegendo melhor contra os raios Ultravioleta. É uma adaptação típica dos africanos. Mas o segredo de tudo está nesse programa biológico que Deus criou, o dna. O famoso Bill Gates disse:
    "O DNA é como um programa de computador mas muito, muito mais avançado que
    qualquer software por nós criado."
    .Observador anônimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O famoso Bill Gates também é ateu, e se ouve algum tipo de evolução; transformação da especie humana, cai por terra o criacionismo citado pela bíblia.

      Excluir
    2. o cara pega um frase de um pessoa influente, que nao acredita em deuss, pra apoiar a idéia de deus criador. Ele não falou que o DNA foi deus que criou....só falou algo que a ciencia descobriu.

      Excluir
    3. o cara pega um frase de um pessoa influente, que nao acredita em deuss, pra apoiar a idéia de deus criador. Ele não falou que o DNA foi deus que criou....só falou algo que a ciencia descobriu.

      Excluir
  2. O Eterno teria mesmo CREADO o Adão da “LAMA”?

    Embora os ateus tenham consciência de que SOMOS filhos das estrelas, de que VIEMOS do Cosmo, e que VAMOS nos alastrar para outros planetas...
    Como os religiosos continuam afirmando que o homem veio do barro...
    O “BARRO” usado na fabricação do Adão deve ter sido alguma “LAMA” bem rala, pois 74% do corpo humano é ÁGUA, e 18% são elementos químicos...
    Lisandro Hubris

    ResponderExcluir
  3. Existiram humanos de outras ESPÉCIES ou “ENDÊMICOS”?

    A vida surgiu NOVAMENTE após cada uma das inúmeras EXTINÇÕES EM MASSA.
    O estado ancestral de fenômenos ocasionais, onde humanos nascem com CAUDA.
    O DNA do chimpanzé ser 98,5% idêntico aos DNA humano.
    As mutações por processos naturais.
    A descoberta de fosseis, com milhões de anos, de ancestrais do gênero Homo, cuja capacidade craniana era 50% inferior a capacidade atual.
    O Homem de NEANDERTHAL ser outra ESPÉCIE de humanos.
    E os Homos cujo DNA difere em cerca de 0,03%, do DNA atual; provam que mesmo que os humanos atuais descendam de alguma Eva mitocondrial, existiram outros tipos de hominídeos que se subdividiram em outras RAÇAS...

    Os seres atuais são adaptações produzidas pela seleção por dificuldades, pela promiscuidade, e pelas mutações que fizeram com que os cromossomos fossem se modificando, e daí surgir inumeráveis "ESPÉCIES", até que um dia surgiu os primeiros hominídeos, e depois o homem primitivo.

    Além das raças Caucasóides, Negróide, Mongolóide e Aborígene, também existiram hominídeos que competiram pelos recursos existentes; tentaram se adaptar ao clima, se cruzaram, e se devoraram uns aos outros; sendo que os “endêmicos”, e os que já estariam nos seus limites, foram eliminados pela seleção natural, sem deixar vestígios da sua sofrida passagem.

    Até 24 mil anos atrás, a espécie Homo sapiens não estava sozinha; porem o frio, as doenças, a falta de comida, e a competição determinaram que os outros tipos de hominídeos morressem, e que nós sobreviveríamos.
    Lisandro Hubris

    ResponderExcluir
  4. E se Lilith entra aí nesta história?

    ResponderExcluir
  5. EU QUERO PEDIR AO RODOLPHO SILVA PARA SUPRIMIR OS COMENTÁRIOS SEM FUNDAMENTOS. SE QUISEREM MOSTRAR SUAS OPINIÕES COM BASES NA CIÊNCIA É LEGAL, MAS SE É SÓ PRA CRITICAR A CRENÇA OU DESCRENÇA DO OUTRO, POR FAVOR, QUE FAÇA ISSO NO YOUTUBE QUE TÁ CHEIO DISSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atendendo ao seu pedido, excluí os comentários considerados ofensivos e que não dizem respeito ao tema abordado no post nem ao fundamento científico proposto pelo mesmo.

      Excluir
  6. Aiai... eu sempre acreditei nessas paradas da bíblia,mas de um tempo pra cá tenho abrido a mente para novas teorias... não critico quem acredita e muitos menos quem não acredita,pois são coisas que devem ser analisadas e nem todos chegam a uma mesma conclusão...

    ResponderExcluir
  7. Bom, creio que Deus é um ser incomparável e jamais ele iria criar todos os animais, depois criar uma mulher e esquecer que ela precisa de um companheiro, fazer ela adormecer e fazer uma cópia usando uma de suas costelas. Deus jamais errou, Ele criou tudo da melhor forma, agora nós seres humanos precisamos ver para crer e há milhares de anos atrás alguém teve a idéia de escrever algo que o povo acreditasse que fosse verdade. Pra mim Adão e Eva é um mito, assim como a Arca de Noé e o fim do mundo. "Felizes aqueles que creem sem ter visto" disse Jesus e eu creio sem ver, mas ~Deus não seria injusto de criar um homem e uma mulher só. Ele sim fez cada um de nós e sem cópia, somos peça única

    ResponderExcluir
  8. Bem antes de tudo quero dxar aqui bem claro que respeito a opinião de todos afinal cresci numa família de cristãos protestastes e fui seguidor até o final de minha ignorância que a própria religião me impôs. A questão é tão clara quanto a luz do Sol, tudo na religião se baseia na fé nada mais pois se um religioso for contra seus princípios cultural religiosos e abrir a mente pra razão verá que tudo se baseia na ciência,que se baseia em povos mais antigos que os hebreus. Não sejamos tolos ao ponto de afirmar que surgimos do barro ou que o universo surgiu do nada por uma divindade que se quer tem fundamentos. Se fizermos um estudo aprofundado em povos antigos veremos que as histórias e/ou personagens bíblicos se baseiam em outras religiões de povos antigos como os Sumérios,Egípcios,Babilônicos,Hindus,gregos entre outros. Não quero dizer nem estou afirmando que tudo que se tem escrito escrito e que temos de informação sobre os hebreus é plágio mas que mitos e personagens ou alguns deles tem origem de outros povos,isso não faz dos judeus e hebreus mentirosos mas vale ressaltar que esses povos foram escravizados por impérios com culturas e religiões já impostas fazendo com que eles absorvem-se muito de seus mitos,histórias, atividades religiosas e culturais transformando dos judeus e hebreus um mar mitos absorvidos de religiões eruditas.
    Dxo aqui meu email para debates quem quiser pode entrar em contato pois estou aberto a sugestões afinal sei muito pouco e estou disposto a aprender sempre mais! john.eternaldarkness@hotmail.com forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas todos cristão sabe que existem povos mais antigos que os hebreus, pois eles só começaram a se organizarem a partir de Moisés.

      Excluir
  9. "Analisando mais a fundo a narrativa do Gênese, é possível que, na verdade, o mito de Adão e Eva refira-se somente à genealogia do povo judeu, e não da humanidade".
    Não, não é possível, tanto é que criaram a tabela das nações para dizer de quem originou qual nação no início da dispersão, ex: Mizraim é patriarca dos egípcios, Assur é patriarca dos assírios, Arpachade é patriarca dos caldeus, Casluim é patriarca dos filisteus, Ismael é patriarca dos árabes, Pute é patriarca dos líbios, Canaã é patriarca dos cananeus,Sin é patriarca dos chineses, etc.

    ResponderExcluir
  10. Vocês que acreditam nesse deduzindo maluco são mais debilidade do que ele eu acredito na evolução Deus criou o mundo em sete dias ficou depois ficou cansadao e dizem que ele nunca se cansa criou um próprio inimigo que antes era o braço direito conheço quase todas as contratações deste livro maluco o deus dos judeus e foda existe também a contradição dos tipos sanguíneos para esse livro maluco a humanidade tem apenas sete (7) milanos nós sabemos que não. Alguém ou ninguém consegue fazer um monte de argila se transformar numa pessoa isso para mim e inconcebível eu tenho fé na ciência e na tecnologia outra prova que nenhum Deus existe é a Índia não preciso nem explicar porque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cê tem que estudar muita teologia ainda pelo jeito.

      Excluir