quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Deus criou o universo? - Parte I


Entendendo o Big Bang

Antes de tudo, é necessário entender como funciona o Big Bang...
Se observarmos o universo, ele está em constante expansão. Se voltarmos atrás no tempo, até um ponto bastante remoto, veremos que toda a matéria estará condensada em uma única partícula. O efeito da gravidade seria tão intenso que se igualaria à força gravitacional de um buraco negro, de modo que o próprio tempo seria distorcido. Tudo, inclusive o tempo, teria tido origem no Big Bang.

Antes do Big Bang...

Segundo a física moderna, a matéria é formada por vibrações de energia. Segundo Einstein, E = mc². Invertendo-se os termos, m = E/c². Sabe-se também que a velocidade é a derivada da variação do espaço em relação ao tempo; portanto, a formação de massa é dependente da variação de tempo.
Imagine que toda a matéria do universo estivesse realmente reduzida em um único ponto. Como poderia a matéria ter se formado sem a ação do tempo? Infere-se, pois, que havia tempo antes do Big Bang.
Segundo a máxima de Lavoisier, “nada se cria, tudo se transforma”. O Big Bang seria, pois, um processo de transformação de algo anterior a ele ao invés do princípio do universo, porque se não havia nada antes dele, a partícula primordial não teria como se formar.

O Espírito

Segundo a filosofia, o espírito é nada mais, nada menos que a nossa consciência ou conjunto das leis físicas que regem nosso sistema nervoso. Sabe-se que a mente trabalha segundo impulsos elétricos. Logo, a nossa consciência é movida por energia. Sendo o nosso espírito energia, ele é capaz de formar matéria e interferir no meio (veja Ciência Noética).
Segundo a crença cristã, Deus é um espírito. Se Deus é espírito, e o espírito é energia, então Deus é capaz de formar matéria. 


Até a segunda parte...

19 comentários:

  1. Muito bom o post, amigo. Eu penso como você. As pessoas que mais precisam saber da existência de um Deus são os ateus, mas se não acreditam pela fé então o jeito é argumentar cientificamente. Sou teísta agnóstico e não sou muito a favor de religião, não basta apenas acreditar, a pessoa tem que buscar uma maneira de descobrir a existência do Criador. Parabéns pelo blog, sucesso com ele. Já estou seguindo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigado pelo comentário. Espero que você seja o primeiro de muitos.
      Eu sempre tive interesse pela ciência, mas a minha fé em Deus sempre foi muito grande, não apenas pela influência materna, mas porque isso faz parte da minha personalidade. E o que eu proponho, não é divulgar religião, mas mostrar que há uma alternativa para se acreditar em Deus apesar das circunstâncias. Abraço.

      Excluir
    2. EU CREIO QUE NADA PODE SER FEITO DO NADA(?????) MAS SE DEUS FEZ TUDO, QUEM FEZ DEUS E DE ONDE VEIO SUA SUPREMA INTELIGENCIA?------------BIG-BANG?,,PERGUNTO: PORQUE APÓS O FAMOSO BIG-BANG NAO SURGIU APENAS COLOSSAIS ESFERAS SÓLIDAS EM VEZ DE COLOSSAIS ESFERAS BRILHANTES( ESTRELAS) SERÁ QUE O UNIVERSO CANSOU DE FICAR NO ESCURO?

      Excluir
    3. Cada vez fico mais impressionado com o o raciocínio de alguns. É por isso que muitos dizem que o homem veio do macaco. É só ler comentários como do nosso amigo Anônimo que vc quase acredita nessa loucura.
      Meu camarada, só pra esclarecer um pouquinho, só um pouquinho. Os metais chamados preciosos como ouro, prata e até mesmo o ferro, não foram feitos a partir do big-bang, eles foram feitos na mais impressionante siderúrgica do universo, as estrelas, essas sim foram formadas pelo big-bang. Que por sua vez produziram outros átomos e quem provocou o big-bang? É, isso mesmo, alguém formou o universo. Nós o conhecemos por Deus.

      Excluir
  2. parabéns amigo, gostei da sua perseverança e busca sem medo de defender o que acredita, apesar de eu ser ateu e você cristão, somos grande amigos e espero que esse blog faça sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Felipe. Com o meu esforço, fé e dedicação, vou poder mostrar a quem quer que visite meu blog que Deus fez a natureza da forma como ela é, e que através dela chegamos ao criador.

      Excluir
  3. Muito bom seu post! A ciência é ferramenta de Deus, e se for bem usada e interpretada, gera sabedoria espiritual, independente de qual religião, nos devolve a fé e o propósito central da vida. A sabedoria de Deus está além de nossas perspectivas, e pode ser descrita segundo a profecia bíblica:
    Daniel 12.2,3: "Os que forem sábios, pois, resplandecerão, como fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas sempre e eternamente. Tu porém,Daniel, encerra as palavras e guarda o livro, até o tempo do fim; muitos o examinarão, e o saber se multiplicará."
    Habacuque:" Pois a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, tal como as águas cobrem o mar". Abraço!
    "observador"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem toda a razão. E as próprias escrituras nos mandar buscar conhecimento:
      "O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria." Provérbios 18:15

      Excluir
  4. Parabens pelo post, Jesus disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve. Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho, senão o Pai, nem quem é o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar"Luc 10.21.
    você descobre Deus pela fé, é assim que funciona, existe muitos que querem achar Deus onde ele não está,Ele está se revelando a vc meu amigo, vc é abençoado por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus já está me abençoando muito e sou muito grato por isso. E tudo que eu fizer vai ser para a Sua honra e glória.

      Abraço.

      Excluir
  5. Física de super interessante ou discovery channel não vai te levar a nada.
    Misturado com mitologia, então...

    Quer encarar o desafio? Vai estudar física de verdade. Ou biologia. Se já se formou em outra coisa, pegue os livros que eles usam, faça os exercícios e estude até chegar às publicações científicas. Depois disso, se você estiver realmente fera, pode conseguir um mestrado numa destas áreas. Tenho amigos que já fizeram isso.

    Aí depois de você tirar seu PHD dá para, quem sabe, fazer algo extraordinário. Fora isso, será só http://www.youtube.com/watch?v=6oFgks4tcaU Mas isso não pega muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me leve a mal, mas não seja infantil.

      O que eu proponho são debates sobre a fé com base na ciência. Em nenhum momento afirmei que sou graduado em seja qual for o ramo da ciência. Em março vou iniciar o curso de Ciência da Computação - vou ter menos tempo para me dedicar ao blog -, e com certeza vou aprender coisas que vão me ajudar a reformular meus pensamentos.
      Se você conhece ciência, sabe que as teorias estão sempre mudando e sendo reformuladas. Não estou dando a palavra final ao escrever os meus textos. Apenas estou juntando todos os pontos que até hoje aprendi seja na escola, na internet, sozinho ou no Discovery Channel. Pelo menos posso dizer que não sou crente por ignorância. E tudo o que sei já me garantiu o 2º lugar no curso que citei anteriormente.
      Abraços.

      Excluir
    2. Falou tanto em estudar, mas quem estudou foram amigos seus?? Haaa taaa..... Sem mais comentários

      Excluir
  6. Certamente venho lhe informar
    que é virtualmente improvável o
    surgimento do Universo sem que
    haja um Ponto de
    Origem.Esse Ponto seria o marco
    zero, a partir dele surgem tempo
    e espaço, obrigatoriamente
    juntos, pois um não existe sem o
    outro. Quatro dimensões
    não separáveis(ponto, plano,
    espaço, tempo).
    O Universo
    necessariamente tem que surgir
    em um passo e sumir em
    outro,não existe parede ou um
    "nada" nos limites do Universo;
    no horizonte de acontecimentos
    temos apenas a conservação
    da energia como aqui.
    Como a evidência de Deus não é
    empírica,
    vamos para a matéria e energia.
    Pela experiência de Lavoisier e
    relacionando com cosmologia,
    em um sistema fechado
    (Universo), nada pode ser criado
    ou destruído, apenas
    transformado(matéria com seus
    milhares de compostos <=>
    energia e vice-versa). Pela
    primeira lei de Newton, um
    corpo por si só não pode mudar
    seu estado de movimento. Logo,
    desde o início essa matéria
    eterna superconcentrada (pois
    densidade é inversamente
    proporcional ao volume) tinha
    algo em seu interior que, desde o
    sempre, estava em movimento e,
    por algum evento casual, fez com
    que
    expandisse. O que exatamente
    foi? Que poder foi esse que
    autorizou a liberação dessa
    energia? Algo tem de ser eterno,
    pois do nada absoluto nada vem,
    aliás o vácuo absoluto nem
    existe (comprovado pelo
    Princípio da Incerteza de
    Heinsenberg). Não havia matéria
    nos
    instantes iniciais, até o tempo de
    Planck era pura energia, que
    conforme a equação
    E=m.c² foi aos poucos se
    convertendo em
    matéria.Ninguém
    neste mundo tem a menor ideia
    do que ocorreu antes do
    chamado tempo de Planck
    (5,39x10E-44 s.) Seja um
    espírito,seja energia tinha que
    ter existido sempre!.
    As leis que regem o Universo de
    modo tão preciso e belo não traz
    dúvidas que toda essa beleza é
    ação dum Criador inteligente.
    Deus deu não só o peteleco
    inicial, mas todos os petelecos
    necessários para tudo ser o que
    é hoje no Universo.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom esse texto, gostei e estou lendo os demais, Rodolpho você foca a ciência de um ângulo que até mesmo quem não entende muito as ciências, consegue compreender! Gostei desse ponto de vista, Espírito é nada mais, nada menos que a nossa consciência ou conjunto das leis físicas que regem nosso sistema nervoso.
    Muito bom mesmo!
    Ah! Eu sou a Adriele Gonçalves.
    Infelizmente minha net está lenta, aí eu tive que mandar como anônimo.
    rsrsrsrs
    Parabéns e que continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda ao meu blog e sinta-se a vontade para criticar tanto negativa quanto positivamente. Infelizmente eu estou há algumas semanas sem novas postagens, mas estou pensando em alguns temas para abordar ainda este mês.
      Abraços...

      Excluir
  8. Continua na mesma. Se existia algo anterior ao big bang, deus, e a matéria, energia, dimensões não poderiam ter se formado do nada, e deus é energia, deus é espírito, e energia forma matéria e matéria libera energia, ele tbm não poderia existir antes, por essa hipótese, pq teria surgido do nada, já que não explica de onde ele surgiu, e sendo ele tudo isso, e tudo isso só passou a existir depois do big bang, mas existia antes já que deus é anterior ao big bang, logo, o big bang originou o que já estava originado? De boa, deu um nó.

    ResponderExcluir
  9. Algo extraordinario como deus exige prova extraordinaria..a ausencia de evidencia nao e evidencia da ausencia...atribuir a deus o que nao sabemos é facil.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir