sábado, 4 de fevereiro de 2012

Monoteísmo Primitivo


Monoteísmo Primitivo

Há na sociedade humana muitas mitologias e religiões, muitas das quais se assemelham em diversas partes. A semelhança entre as mais diversas religiões pode ser explicada através da teoria do Monoteísmo Primitivo.

Ao se observar as similaridades entre diferentes religiões difundidas pelo mundo, pode-se SUPOR que, na verdade, todas elas são variações do mesmo mito. Ou seja, no início da civilização um mito original deu forma às diferentes crenças. Por exemplo, dentre as três maiores religiões do mundo, o judaísmo é a mais antiga. Do judaísmo derivou-se a religião cristã, e das duas, o islamismo. As três religiões têm como base o monoteísmo e apresentam idéias muitos similares. Por analogia, o monoteísmo primitivo pode ser uma resposta para a similitude das mais diversas mitologias.

Muitas religiões que fazem parte de civilizações distantes entre si se assemelham em diversos pontos, principalmente no que tange à descrição divina: deus(es) onisciente(s), onipotente(s) e onipresente(s) que habita o céu. Além das ideias de Paraíso e Inferno e do Julgamento Final.

Com base nesse raciocínio, pode-se supor que as crenças antigas são derivadas de uma crença primordial em uma deus único que, ao longo do tempo, foi-se desenvolvendo e dando forma a novas versões mais complexas. O politeísmo seria, pois, uma reformulação do mito original.

O maior problema gerado por essa teoria é o fato de que a narrativa bíblica, segundo estudiosos, afirma que a Terra tenha em torno de 6 mil anos, ao passo que o homem migrou para a América 9 mil anos antes. 

8 comentários:

  1. Certamente que a historia da Terra e da vida estão escritas na propria natureza.É aí, nas camadas geologicas e fosseis que estão os registros da vida na Terra, e nao em livros envelhecidos escritos por homens ignorantes das leis naturais.A verdadeira biblia encontra-se na naturerza e no universo.ESSA é infalivel.E so a Ciencia e o estudo poderao desvendar as verdades ocultas no mundo.

    ResponderExcluir
  2. (Complementando o comentário acima) Ou seja, ciência é aquilo que se pode provar. Portanto, evolucionismo não é ciência.

    Caro Rodolpho, fiz um blog à respeito desse assunto. Gostaria qu fizessemos uma parceria. Abraço. O blog é esse O criacionismo em foco.

    ResponderExcluir
  3. Para o anônimo: Que a historia da Terra e da vida estão escritas na própria natureza é verdade, mas temos que ter cuidado com o que agente acredita, estudos dizem que a terra foi criada ah bilhões de anos atrás e a bíblia não descreve quando ela foi criada mais sim quando foi formada, a ciência diz que viemos do macaco mais a própria ciência provou que isso é uma fraude.por isso cuidado com que vc acredita estude bem e conteste tudo, não só a bíblia escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara nos n viemos do macaco temos um descendente em comum com ele, isso nunca foi provado como fraude apenas n tem como como provar mas se vivessemos milhoes de anos concerteza provariamos.
      Eu prefiro acreditar em nada do que o criacionismo e não sou ateu sou agnostico

      Excluir
    2. Eu creio que a vida está em evolução, sim. Mas independente da forma como a vida tenha surgido ou se desenvolvido, nada disso é suficiente para negar a existência de Deus.
      O que de fato prejudica as pessoas é a irracionalidade da fé gerada pelas religiões e pela má interpretação da Bíblia.
      Por isso só acredito em Deus, sigo Jesus e estudo ciência.

      Excluir
    3. Corrigindo o anônimo: DEscendente=Veio depois. Ascendente=Veio antes. E se você não acredita em Deus então é ateu, um ateu agnóstico. Eu também sou agnóstico, mas agnóstico teísta.

      Excluir
  4. Quando disse descendente quis dizer alguem desta linhagem entre nos e o macaco, mas eu acredito em Deus mas eu prefiro n acreditar em muita coisa do que a Biblia diz sendo assim não acredito em criacisonismo e se o darwinismo esta errado voltamos a estaca zero, em momento algum disse que não acredito em um Deus apenas disse que se o darwinismo pode estar errado pra mim o criacionismo tambem esta errado de uma forma ou de outra, mas em um ser que iniciou tudo eu acredito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e só para deixar claro não sou omesmo que o anonimo da primeira resposta

      Excluir