sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Paradoxo da Onipotência

O Paradoxo da Onipotência


"Se Deus é onipotente, ele teria poder para criar uma pedra que não poderia erguer. Se Deus não puder criá-la, não é onipotente; se não puder erguê-la, também não é onipotente."

Por muito tempo esse paradoxo tem sido usado para negar a onipotência de Deus. Contudo, pode existir uma resposta para tal problema.

Imagine que Deus crie uma balança de pratos. Imagine que em um dos pratos Deus materialize uma pedra tão pesada a ponto de ser praticamente impossível de ser movida. Para isso, seria necessário que seu peso tendesse ao infinito. Suponhamos agora que Deus materialize o seu poder na forma de uma outra pedra sobre o outro prato. Sendo onipotente, seus poder tente ao infinito, e assim seria o peso da segunda pedra. Logo, a balança entraria em equilíbrio.

Sendo assim, não há como Deus criar algo que transcenda a sua força uma vez que ele já é onipotente. É ilógico e impossível, por exemplo, imaginar que Deus, por ser onipotente, seria capaz de criar um ser que tivesse mais conhecimento do que ele, porquanto se Deus lhe concedeu a sabedoria, então ele já a possuía.

O paradoxo da onipotência é ilógico, pois contraria as leis naturais.
Uma força não pode sobrepujar a si mesma. Assim é com Deus.

Conclusão: a onipotência existe no âmbito das coisas possíveis.

Existem outras tentativas de resolução. Veja nos links:

6 comentários:

  1. Logo ele não é onipotente, podemos dizer que ele é super poderoso, mas ele não pode alterar as próprias leis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acebei de ler uma pergunta que tem a ver com a sua resposta. pois bem...

      Você pode entender a onipotência de duas maneiras:
      1. o poder de se fazer qualquer coisa;
      2. o poder de se fazer qualquer coisa no universo que você criou.

      Imagine o autor de um livro de fantasia como o Tolkien. Ele criou para sua história um novo universo. Seu poder se limita à sua criação, mas, como ele tem poder sobre todo o universo que criou, ele é onipotente (mesmo sendo limitado ao seu universo), entende?

      Então, o mais certo é que a onipotência é o poder se fazer tudo que esteja ligado à sua criação. Então, Deus não poderia estar submisso àquilo que ele criou.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Se não há como Deus crie algo que transcenda sua força! Então ele não pode. A partir do momento que ele não pode então a onipotencia não existe então Deus não existe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amor é cego, Stevie Wonder é cego, Stevie Wonder é o amor...

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir